«Espíritos das Luzes» a ser publicado em Abril 2009

Prova final da capa do «Espírito das Luzes»

O livro «Espíritos das Luzes», da autoria do nosso associado Octávio dos Santos, prepara-se para ser editado em Abril de 2009 pela Leya.

Trata-se de steampunk barroco, o que parece, desde já, ser uma aposta “ousada”, visto ser invulgar — especialmente em Portugal, que tem pouca obra publicada neste género. Originalmente prevista para ser publicado aquando da efeméride do Terramoto de 1755, esta obra centra muita acção em torno de uma Lisboa Iluminista com robots e discos voadores…

Do verso do livro:

Era uma vez, num outro universo, num outro espaço e outro tempo, um planeta chamado Portugal… que fora abalado por um terrível terramoto que quase destruira a capital, Lisboa. O Marquês de Pombal, o todo-poderoso primeiro-ministro do Rei D. José, prometeu, confiante na capacidade dos seus arquitectos e engenheiros, e também na de milhares de operários-robôs, que a cidade seria reconstruída, para diferente e para melhor, em sete dias.

Entretanto, aterra no astroporto do Cais das Colunas uma nave que traz o milionário inglês William Beckford. À sua espera está um seu amigo português, o poeta Manuel de Bocage, e os dois iniciam um percurso pela megalópole em acentuada e acelerada mutação, durate o qual irão encontrar, além de Sebastiao José, outras personagens importantes e fascinantes, entre as quais o Intendente Pina Manique, a Marquesa de Alorna, Voltaire, a Rainha D. Maria I, Kant, António Ribeiro Sanches, Luís António Verney, Luísa Todi… Por entre manifestações místico-religiosas, encontros científicos e culturais, discussões de política galáctica e orgias tecno-sexuais, Beckford e Bocage ver-se-ão à mercê de um misterioso e inquietate indivíduo, que acabará por os levar até a um sítio onde se guarda o mais espantoso, o mais extraordinário segredo de Portugal…

%d bloggers like this: