A Máquina do Tempo de H.G. Wells/George Pal, 17/04

The Time Machine, Rod Taylor

H. G. Wells
Por vezes apelidado de Pai da moderna ficção científica, H. G. Wells nasceu a 21 de Setembro de 1866 em Bromley, Kent, na Inglaterra, falecendo em 1946. O pai, um lojista e jogador de críquete profissional, e a mãe, uma ex-criada de quarto, educaram Wells na ideia que ele teria o seu lugar no mundo do trabalho ao qual eles estavam habituados.
Com treze anos abandonou a escola para se tornar aprendiz de retroseiro, uma profissão que a família pensava ser a apropriada para um rapaz da sua posição social. O trabalho, contudo, repugnava-o. Trabalhou uns tempos numa drogaria, voltou a ser assistente de retroseiro, e finalmente encontrou uma vaga como professor assistente numa escola primária. Ingressou na faculdade em 1884 com uma bolsa para estudar biologia. Conseguiu estudar com um dos maiores professores biólogos da altura, Thomas Henry Huxley. Licenciou-se em 1888.
Wells foi sem dúvida influenciado pelos escritos de Jules Verne, e a sua primeira novela, The Time Machine, foi em parte escrita como resposta ao novo tipo de literatura que Verne produzia. A novela surgiu em revistas sob vários formatos e foi publicada na sua actual forma em 1895. O livro teve muito sucesso e Wells deixou de leccionar ou de se preocupar com dinheiro daí para a frente.
As novelas iniciais dele continuaram dentro do género de ficção científica. The Island of Dr. Moreau (1896), The Invisible Man (1897) e The War of the Worlds (1898) cimentaram a sua posição dentro do género. Para muitos leitores estas novelas representam a totalidade da escrita de Wells. Contudo escreveu também contos, ficção mainstream, e ensaios durante toda a sua vida.

George Pal
George Pal nasceu a 1 de Fevereiro de 1908 em Cegled na Hungria, numa família de tradições teatrais. Os pais eram celebridades famosas nos palcos. Frequentou a Academia de Budapeste para tirar o curso de Arquitectura, mas um erro administrativo colocou-o nas aulas de ilustração. Licenciou-se em Arquitectura numa altura em que a Hungria não precisava de arquitectos, mas no estúdio Hunnia precisavam de ilustradores. Pal descobriu que as funções eram consideradas estágio não remunerado. Já casado com Zsoka emigrou para Brelim, onde encontrou um emprego similar, mas pago, no famoso estúdio UFA. Passados 60 dias estava a coordenar a produção animada.
Em 1933 o casal foi para Praga onde George montou uma loja. A falta de câmaras de filmar para animação levou-o a considerar o uso de marionetas. As primeiras animações de Pal foram para marcas de tabaco, tendo por essa altura o casal emigrado para França, onde um anúncio de cigarros foi um sucesso e tornou-o famoso.
Na Holanda, Pal fundou o estúdio Dollywood, em parte financiado por um investidor que queria numerosos anúncios publicitários feitos por 7000 a 8000 dólares cada. Em meados da década de 30 a Philips Radio norte-americana viu os filmes de Pal e começou a patrocinar os seus próprios anúncios, libertando-se da influência europeia.
Em 1939 o casal estava a fazer uma palestra na Universidade de Columbia quando os Nazis invadiram a Polónia. Decidiram não regressar à Europa.
A Paramount Pictures assinou um contrato para ele produzir uma nova série de Puppetoons não publicitários. Alguns dos animadores que trabalharam com ele foram nomes como Gene Warren, Wah Chang, Bob Baker e Ray Harryhausen.
Pal produziu dezenas de Puppetoons para a Paramount e assim teve a oportunidade de realizar filmes começando com Destination Moon em 1949. O filme foi um sucesso ganhando um Óscar pelos efeitos especiais o que lhe deu carta branca para continuar a realizar filmes.
Com a queda da popularidade da fantasia e ficção científica junto dos espectadores a fama de Pal desvaneceu-se. Os dois últimos filmes, The Power (1968) e Doc Savage (1975) foram desastres financeiros e críticos.
Pal faleceu na sua casa da Califórnia vítima de ataque cardíaco a 2 de Maio de 1980.

Rod Taylor
Nasceu a 11 de Janeiro de 1930 em Sydney, na Austrália. Filho único de um empreiteiro de construção civil e de uma escritora de peças e livros infantis, Taylor trabalhou com vários realizadores de nomeada, como Alfred Hitchcock, George Pal, John Ford e Michelangelo Antonioni. Após terminar o liceu em 1944 ingressou no East Sydney Technical and Fine Arts College. Aos 15 anos tinha casa própria.
Em 1953 Taylor participava em dezenas de programas de rádio. No ano seguinte partiu para os EUA onde se naturalizou em 1956.
O primeiro grande papel surgiu com The Time Machine (A Máquina do Tempo). A partir de então Taylor passou a figurar numa série de sucessos, incluindo o clássico de Hitchcock, The Birds (Os Pássaros). Vive actualmente em Beverly Hills, na Califórnia.

Ficha técnica
Realizador: George Pal
Elenco: Rod Taylor, Alan Young, Yvette Mimieux, Sebastian Cabot, Tom Helmore
Música: Russell Garcia
Efeitos especiais: Gene Warren e Wah Chang
Fotografia: Paul C. Vogel, a.s.c.
Produção: George Pal
Baseado na novela de H. G. Wells, argumento de David Duncan
Produtora: Galaxy Films
© 1960 Turner Entertainment Co.
Ano de distribuição: 1960
Classificação etária: M/12 anos
Duração: 99 minutos

%d bloggers like this: