Convergir na Divergência

logo_maisrecente_oval_site_240por240Há uma nova editora em Portugal – apresentou-se oficialmente no passado dia 15 de Abril – especializada em «ficção especulativa», isto é, ficção científica, fantasia e terror: a Editorial Divergência.

Criada por três jovens – Ana Ferreira, Pedro Cipriano e Rodrigo Rosete – já com alguma experiência na criação e na divulgação deste tipo de literatura, a Divergência irá «apostar em exclusivo no mercado e talento nacionais, promovendo uma relação de honestidade e confiança com os autores», e pretende «criar edições acessíveis e de qualidade, com regularidade e sem acordo ortográfico.» Esta última característica torna a Divergência não apenas meritória mas também corajosa, e merecedora de todo o apoio e incentivo.

Porém, nem todos os tipos de textos são, pelo menos para já, procurados pelos editores: «de fora ficam poesia, contos, teatro, ensaios, publicações científicas e académicas. Não procuramos histórias com menos de 50000 palavras e, por agora, nem com mais de um volume.» E dessas histórias os autores são incentivados a enviar – em mensagem para o «e-ndereço» [email protected] tendo no assunto «Submissão» – as primeiras 50 páginas em formato doc, juntamente com uma carta de apresentação e um resumo da obra no máximo de duas páginas.

Assim, para quem tiver obras que preencham os requisitos requeridos… esta é uma opção, e uma oportunidade, que talvez seja de aproveitar.

%d bloggers like this: